Microsoft Teams – Introdução e Curso MVA

Para alem do novo hardware, no passado evento da Microsoft, foi apresentado uma forte aposta no que toca à melhoria da produtividade e comunicação das empresas e entre indivíduos ou grupos, a Microsoft Teams. Agregada ao Office 365, a ferramenta apresenta-se como um novo espaço onde todos os trabalhadores e terceiros de uma determinada organização poderão comunicar em tempo real e de forma mais eficaz e eficiente.

Fonte: blogs.office.com

Fonte: blogs.office.com


Esta ferramenta, na minha opinião, baseia-se na palavra “Comunicar“, e neste novo espaço, é-nos proporcionado uma forma mais moderna de o fazer. Para alem do mais tradicional, que é escrever no chat, também vai ser possível comunicar oralmente através do Skype, que está incorporado na ferramenta.

Numa empresa é importantíssimo a rápida partilha de informação, com o Teams, podemos fazer essa partilha em tempo real e com a maior segurança, esta já conhecida no Office 365. Para não tornar a ferramenta monótona, foi adicionado uma opção de uso de emojis, GIFs, memes, etc.

Sendo o trabalho de equipa um foco em qualquer organização, são criadas salas de trabalho, onde todos os colaboradores da empresa podem ver e editar documentos, e ainda, podem debater no chat enquanto elaboram o seu trabalho, contribuindo para o workflow e produtividade.

Como não existem empresas iguais, o Teams é personalizável conforme as necessidades e áreas de negocio, permite também a partilha pelo Twitter e GitHub e oferece suporte ao Microsoft Bot, para dar mais ajuda à configuração da ferramenta.

Para alem de tanta funcionalidade, a segurança é essencial, e o Microsoft Teams, oferece essa garantia de segurança segundo os padrões EU Model Clauses, ISO 27001, SOC 2, HIPAA e muitos mais.

Fonte: blogs.office.com

Fonte: blogs.office.com

Para obter esta ferramenta é necessário possuir uma licença do Office 365. Seguidamente basta fazer login com a sua conta, ir ao painel de administração e ativar o Microsoft Teams.

 

Curso MVA – Introducing Microsoft Teams (in Preview)

Na Microsoft Virual Academy, já está disponível um curso de iniciação ao Microsoft Teams, e vou deixar aqui o meu feedback pessoal sobre o mesmo.
Este curso é constituído por duas fases, uma de introdução, onde nos é explicado o que é o Teams e todas as suas funcionalidades, e outra que foca mais no seu funcionamento pratico, e como estruturar o mesmo para uma organização.

Em geral, o curso dá uma ótima explicação sobre os constituintes da ferramenta, de como ela pode realmente ajudar uma empresa a melhorar o seu ambiente de trabalho e subir a produtividade.

Este curso, não é só introdutório, também dá enfase a estrutura interna, para mostrar os padrões de segurança por exemplo, e assim ajudar a uma melhor compreensão do que está por de traz de uma bonita e intuitiva interface.

Contudo, acho que deveria ser disponibilizado mais conteúdo introdutório à plataforma, como por exemplo, usar uma empresa “exemplo” e fazer o Setup completo da ferramenta para quem tiver mais dificuldades técnicas e também, introduzir o curso em outras línguas, como o Português.  No geral, posso recomendar esta curso a quem quiser aprender de uma melhor forma como funciona o Teams. Deixo abaixo o link para o curso na MVA, e compartilhem as vossas opiniões.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *